Ué! Parece que sumiu, né?
Bem-vindo(a) ao blog oficial do CLUBE ATLÉTICO UNIVERSITÁRIO! O ponto de encontro de jogadores, adversários e simpatizantes da melhor equipe de futebol amador da cidade de Apucarana/PR.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Prancheta: Formação Tática

"Uí réve contról de méti".

Saudações Tricolores!

Como havia antecipado na postagem de ontem, hoje é o dia de estréia da categoria de postagens chamada "Prancheta", quadro onde serão abordados temas voltados para uma melhor organização tática da nossa equipe. E, para inciar os trabalhos, vou tratar da nossa formação tática, o deslocamento básico e função de cada posição neste plano de jogo.

É deveras complicado encontrar uma formação ideal no futebol suiço, pois trata-se da modalidade futebolística mais praticada na várzea e, não preciso nem dizer, é uma bagunça generalizada (é nego trocando de posição a todo momento... uma completa indisciplina tática que chega arrepiar os cabelos do Joelzão).  Mas, com algum tempo de bagagem, detectamos que pode-se chegar bem próximo do equilíbrio aderindo a formação 3-3-1, isto é, três defensores, três meio-campistas e um atacante, vejamos:

Formação: Níveis de Ataque e Defesa (por posição).

No esquema acima temos um modelo com níveis de posicionamento (ataque e defesa), ou seja, retrata o posicionamento da formação inicial (sendo: amarelo/defesa, azul/meio-campo e vermelho/ataque) e o de deslocamento dos jogadores durante a partida (representados pelas setas, sendo: preta/deslocamento principal e branca/deslocamento secundário).




Defesa 

A defesa deve ser nosso ponto mais soberano e é composta pelo zagueiro e dois laterais. Em virtude das características de nossos jogadores, adotamos o "falso-lateral", isto é, jogador-chave no esquema que desempenha duas funções ao mesmo tempo: lateral e zagueiro (sendo especialista na segunda posição).

Defensor: Franz Beckenbauer.

a) Lateral-Direito (Falso-Lateral): quando temos a posse da bola, o "falso-lateral" se desloca para o lado do campo, com liberdade para avançar até a metade do gramado, conduzindo ou passando a bola, buscando sempre acionar o meia-direita. Quando a posse de bola é do adversário ele faz a função de zagueiro pelo lado direito da defesa.

b) Zagueiro: a função principal do xerife da defesa é afastar o perigo de perto da área, não deve se ausentar do posto em função da confiança e segurança que nele é depositada. E, por estar centralizado, deve orientar os demais companheiros na linha de defesa e o volante que está à sua frente.

c) Lateral-Esquerdo: tendo em vista que o lateral-direito mais defende do que ataca, cabe ao lateral-esquerdo a responsabilidade de apoiar o ataque com maior força. Assim, por vezes, ele chegará na linha de fundo para cruzar, cortará para o meio para finalizar e acionará os meio-campistas. Além disso, o lateral-esquerdo é nossa PRINCIPAL opção para saída de bola.


Meio-de-Campo

O meio-de-campo é o setor mais importante de todo time de futebol e é responsável pela defesa, organização das ações e suporte ao ataque, cabendo aos jogadores da posição correr muito dentro de campo tanto para defender quanto para atacar. Nosso meio-de-campo é composto por três jogadores e cada um tem uma função diferente, sendo: o volante, o meia-direita e o meia-esquerda.

Meio-Campista: Zinedine Zidane.

a) Volante: a primeira posição do meio-de-campo é responsável pelo auxílio à defesa e pelo acionamento dos meias e, por vezes, dos laterais (quase sempre através de passes, sendo ação altamente recomendada ao invés da condução da bola);

b) Meia-Direita: é responsável pelo apoio ao ataque, além da composição do meio-de-campo e  da cobertura pelo lado direito da defesa.

c) Meia-Esquerda: por jogar mais próximo ao atacante é o principal responsável pelo acionamento do mesmo, além da composição do meio-de-campo e da cobertura pelo lado esquerdo da defesa.


Ataque

Por fim, o ataque é responsável pela conversão em gols das oportunidadas criadas. Portanto, não existe nenhum problema em ficar na "banheira", desde que as oportunidades apareçam. No que diz respeito a movimentação, é preferível que o atacante realize a função de pivô, isto é, jogue de trás para o gol adversário impedindo o avanço do marcador e acionando os demais jogadores de ataque. Não esquecendo do famoso "faro de gol", ou seja, nunca desacreditar das jogadas e sempre esperar um rebote.

Atacante: Romario.

Espero que tenha ficado clara a exposição das minhas idéias e estejam a vontade para contestá-las mediante comentário. Ah, já estava esquecendo, mas lembrem-se... a palavra-chave de hoje é... BAZINGA (com essa palavra vou conferir quem realmente leu até o final da postagem).

Pensem nisso e até a próxima!

DiretoriaMárcio José de Paula é a mente maligna por trás do blog. Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, blogueiro, RPGista, gamer, viciado em futebol e torcedor fanático do Sport Club Corinthians Paulista. Atrevidamente, faz uso da alcunha Diretoria para assinar suas postagens. 
Email/msn: marciojosedepaula@hotmail.com

5 comentários:

  1. BAZINGA... "O da Prancheta", faltou falar do arqueiro, nenhum comentario do nosso ilustre "Guarda-traves", e nao sei se caberia de reiterar jogarores posiçoes e reservas, aonde cada "cadango" tem que entrar, e quem cobre quem quando alguem sai de sua posição como por exemplo quando Bruce ataca.... "Entende" Sérgio Augusto

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor (rsrs),
    Suas indagações são deveras pertinentes, mas devo lhe chamar a atenção para alguns pontos, a saber: não fiz menção ao posicionamento do goleiro pq considero desnecessário neste momemnto (pois só coloquei a movimentação básica de cada posição... e, convenhamos, o básico do goleiro é ficar parado embaixo da baliza).

    Quanto ao quadro posições-opções, segue minha sugestão, depois da análise do plantel:

    - Goleiro: Rubens;
    - Zagueiro: Bruce ou R. Nunes;
    - Lateral-Direito: R. Nunes, Fernando, Cássio ou Sérgio;
    - Lateral-Esquerdo: Leandro ou Sérgio;
    - Volante: Preto ou Márcio;
    - Meia-Esquerda: Anderson, Jean, Márcio, Yuri
    - Meia-Direita: Guilherme, Jean, Fernando, Yuri ou Márcio;
    - Atacante: Paulo, Mauro ou Guilherme.

    E, quanto ao detalhe de posicionamento individualizado (cobertura, bolas paradas, saída de bola, etc...), é assunto para uma próxima postagem.

    ResponderExcluir
  3. Fotógrafo,
    Cadê a confirmação de presença na "Convocação"? Não esquece da sua ferramenta de trabalho e do cartão encantado.

    ResponderExcluir
  4. galera eu acho que nosso time deverá apertar a marcação um pouco afrente do meio-de-campo, pois, acredito que se nosso time ficar esperando para marcar o adversario na linha defensiva ficará mais complicado de acionarmos o ataque!!! e sempre que nossa equipe fecha o meio e procura jogadas de desarme (no meio de campo) quase sempre conseguimos finalizar bem. Já no caso das saídas de bola pelos zagueiros, os mesmos deverão passar a bola para os laterais, evitando assim que a bola seja enviada direto aos meias, pois um toque errado significará em um contra-ataque mortal!!! acho que é isso, na minha opinião rsrsrs...

    ResponderExcluir
  5. Muito bem pensado... atualmente, as melhores equipes do mundo usam/usavam tal artifício... Barcelona e Santos (de 2009 com: PH Ganso, Neymar, Robinho e André). A marcação deve acontecer no campo de ataque, obrigando o erro do adversário na saída de bola. Poderiamos usar essa tática, mas a consciência de jogo deve ser a mesma, do goleiro ao atacante, ou seja, todos devem pensar da mesma forma. Considero um método complicado para se implantar, mas se coneguirmos fazê-lo, seriamos quase que imbatíveis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...